Como ser mais sustentável? 5 passos simples para viajar e viver produzindo menos lixo!

Você já recolheu o seu lixo e refletiu sobre a quantidade absurda de embalagens e resíduos que produziu em pouco tempo? A gente já! Apesar do assunto sustentabilidade estar cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, realmente é complicado colocar as ações em prática. Porém existem pequenas ações e mudanças de hábitos que podem mudar nosso modo de consumo, assim como as consequências de nosso lixo no meio ambiente.

Unsplash: Jilbert Ebrahimi

Em nossas viagens também devemos pensar em o que deixamos para aquela cidade que visitamos. Você quer deixar resíduos desnecessários? Quer poluir aquele ambiente? Claro que não.


Visto isso separamos algumas dicas básicas para você começar a colocar em prática o mais rápido possível!


Menos plástico e menos descartáveis

Sabemos que cerca de 10 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos por ano, o que não prejudica apenas as espécies marinhas. Tenha sempre na mala um kit de sobrevivência lixo zero: ecobags (sacolas de pano) para compras, talheres reutilizáveis, canudos de vidros, garrafas para bebidas e até mesmo copos reutilizáveis, que possam ser para bebidas ou açaí, por exemplo. Se for acessível para você, busque comprar mais a granel, dispensar as compras com embalagens faz você produzir muito menos lixo.


A cidade de São Francisco, por exemplo, está buscando se tornar uma cidade lixo zero, com o conjunto do governo, empresários e população. Destinos como esse fazem a gente repensar os hábitos de consumo, não é mesmo?


Transformamos uma caixa de chocolate em um porta bituca! Confere aqui!


Descubra receitas com partes dos alimentos que você joga fora

Cascas, sementes e folhas podem servir de base para receitas deliciosas, evitando o desperdício. Quando a banana estiver para estragar, que tal fazer um delicioso bolo? Só no Brasil desperdiçamos cerca de 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano. Que tal experimentar não pegar mais do que aguenta comer nos cafés da manhã dos hotéis também?


Pratique um consumo mais consciente

Você se preocupa com a cadeia produtiva dos produtos que compra? Será que são providos pela caça na África? Ou será que são feitos por trabalho infantil na Indonésia?


De acordo com o Ministério do Meio Ambiente brasileiro "A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos."


O principio básico para começar a mudança no consumo é refletir: eu preciso realmente disso? eu realmente posso pagar por isso? realmente vou usar isso? Depois, passamos a analisar e planejar mais, não consumindo impulsivamente e levando em consideração o meio ambiente.


Mais do que lembranças, souvenirs produzem renda. Sustentabilidade também envolve cidadania! Por exemplo, um dos maiores parques aquáticos do Brasil, o Rio Quente Resorts, em Goiás, fatura anualmente R$ 15 milhões com a venda aos seus visitantes de ursinhos de pelúcia, canecas e peças de roupa que estampam a sua marca ou a imagem de animais típicos do cerrado brasileiro. Já na África do Sul, pulseiras vendidas nos aeroportos arrecadam doações para comunidades carentes de água.


Por fim, não compre produtos piratas ou contrabandeados. Valorize os pequenos negócios e pequenas empresas.    


Turismo Sustentável: o que é + 8 dicas para praticar!


Reutilize

Outro ponto interessante é pensar como você pode transformar e reutilizar algo que comprou. Posso usar no Carnaval? Posso transformar em um porta anéis? Posso fazer uma necessarie com esse tecido? E por ai vai. Por fim, não compre produtos piratas ou contrabandeados. Valorize os pequenos negócios e pequenas empresas.    


Pense nas embalagens que jogou fora e que poderiam ter sido usadas em decoração, no armazenamento de alimentos e até como um vasinho para plantas.


Apesar dos esforços, nossa sociedade sempre produzirá algum tipo de lixo. Por isso separe seu lixo e recicle.


Pague contas 0nline

Além de ser bem mais prático e evitar atrasos, pagar as contas pela internet facilita toda uma cadeia, desde transporte até mesmo no descarte de papéis que seriam usados por poucos minutos.

Carnaval Sustentável: é possível?


Leia Mais



Quer realmente mudar seus hábitos? Que tal mergulhar em uma leitura diária e bem simples? Indicamos o livro 101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo, escrito por Marcus Hyonai Nakagawa.


Para seguir

Existem diversos projetos informativos para seguir e se manter atualizado todos os dias! Aqui alguns que indicamos:


1. Menos um lixo

Um projeto liderado pela ativista Fernanda Cortez, um movimento focado em empoderar o indivíduo capaz de transformar o mundo através dos pequenos gestos. Todos os dias no blog, Youtube ou Instagram postam diversos conteúdos sobre sustentabilidade e sobre como mudar hábitos de consumo e produzir menos um lixo.

2. Uma vida sem lixo

"Viver uma vida lixo zero significa evitar todo desperdício possível, seja ele em resíduos que não podem ser reciclados, em compras que não usamos, em recursos novos para coisas que jogamos fora em segundos e até para produtos recicláveis mas que são difíceis de lidar." Diz Cristal Muniz, dona do projeto, que ensina e mostra como é ter uma vida produzindo quase lixo zero.


Acesse o Site e siga ela no Instagram.



Minha meta é zerar o lixo que precisa ir pro aterro sanitário, aquele que a gente diz que não pode reciclar. Por isso, evito sempre que possível consumir coisas que tenham materiais não recicláveis. Também tento produzir zero lixo reciclável, porque sei que o percentual de lixo que é efetivamente reciclado no país é muito pequeno. Olixo orgânico vira adubo aqui em casa, porque tenho uma composteira." 


Studios Kuta - Acomodação sustentável em Camburi!


3. Selo eureciclo

É uma empresa que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo, gerando incentivos à cadeia de reciclagem para elevar as taxas de reciclagem no país. Seu Instagram é lotado de dicas de como descartar e reciclar!  


0 visualização
  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • White Instagram Icon
  • Playlist Largados
LargadosNoMundao_logo_RGB_branco.png