O que fazer em Passa Quatro - Minas Gerais?

Muita natureza, comida boa e tranquilidade, quem não gosta?


Dessa vez decidimos viajar três dias pelo sul de Minas. Saímos de São Paulo em uma sexta-feira de feriado as 9 da manhã e o percurso que deveria durar 3hrs no máximo, devido ao um acidente na Dutra demorou 6hrs de viagem. Apesar do trânsito o percurso em si é tranquilo e com ótimas estradas. Ao chegarmos devido ao cansaço decidimos almoçar e curtir nossa hospedagem.


Hospedagem

Ficamos na Pousada Maria Amanhã, apenas 10 minutos de carro do centro do centro da cidade. Um local super gostoso e aconchegante, com muita natureza em todo seu entorno.

Fechamos nossas diárias pelo site do Hotel Urbano e conseguimos um desconto de 25%! Além do desconto o site permite que você passe o valor final em dois cartões de crédito diferentes, como a gente sempre divide o valor foi perfeito e facilitou muito.


A Pousada possui 10 chalés de tamanhos e valores diferentes. Café da manhã delicioso incluso e fazem almoço a parte que também é maravilhoso, tudo produzido por lá! O espaço da piscina é muito bacana. Super indicamos a pousada tanto para jovens como para famílias com crianças!


Sobre a cidade

Passa Quatro fica no sul de Minas, na antiga Estrada Real, que levava o ouro da Diamantina até Paraty e que hoje é palco de cidades históricas com muito ecoturismo. No percurso encontra-se diversas cachoeiras e rios.


Paraty: Uma mistura cultural, histórica e natural.


A cidade mostrou para nós a lado do Brasil que esquecemos um pouco morando em São Paulo, todas as casas são super simples e quase todas tem um espaço para o gado, para os cavalos e cachorros. O som do canto dos pássaros é constante e em qualquer local que você estiver vai ter muita natureza te cercando.


A cidade é conhecida também pela culinária mineira; manteiga batida, queijos, linguiças caseiras e geleias de frutas deliciosas. Tudo a um preço muito baixo e um sabor fora do normal.


Os principais pontos turísticos da cidade são: Trem da Mantiqueira, Floresta Nacional, Serra fina e Pedra da Mina.


OBS: Usamos muito o aplicativo Cachoeiras Estrada Real.


Passeios

Em nossa visita não conseguimos conhecer todos os pontos turísticos da cidade, até porque existem trilhas que duram mais de um dia inteiro para serem realizadas, então vamos separar primeiro os pontos que visitamos e depois pontuaremos outros passeios muito famosos que pretendemos conhecer.


Cachoeira Gomeira

Saindo do centro da cidade seguimos 20 minutos por uma estrada asfaltada + estrada de terra. A cachoeira fica em uma propriedade privada e infelizmente estava fechada a entrada no dia, porém mesmo da entrada conseguimos ver de longe, a cachoeira é muito grande e bonita. A Gomeira também é famosa pela prática de rapel.


Parque Nacional de Passa Quatro

Apenas 17 minutos do centro da cidade chegamos no Parque Nacional. O parque é bem estruturado e sinalizado, possui estacionamento e parquinho para crianças. Após estacionarmos andamos apenas 1.300 metros em uma estrada de terra reta até a Cachoeira de Iporã, uma cachoeira que fica bem cheia, é bem rasa por conta da estrutura de concreto que colocaram para delimitar a queda e tem uma cor bem escura, sinceramente não achamos nada demais, existem lugares muito mais bonitos pela região, porém para ir com crianças é a melhor opção.



O Parque funciona de sábado, domingo e feriados das 9:00 às 15:30.


Aprenda a tirar fotos incríveis de paisagem!


Cachoeira Andorinhão

Um pouco antes da entrada do Parque avistamos a placa que indicava a entrada para a cachoeira, e foi bem difícil encontra-lá. A sinalização não existe praticamente para nenhum dos pontos turísticos, então só perguntando para os moradores.


Passamos quase uma hora dentro do carro em uma estradinha de terra, passando por fazendas cada vez mais afastadas. Depois de perguntar, se perder e perguntar mais, encontramos um morador que também era guia e nos levou gentilmente a Cachoeira Andorinhão e ainda nos levou para a própria casa para comer jabuticaba e conhecer mais uma cachoeira sem nome dentro da propriedade dele, em nossas conversas com ele foi onde aprendemos mais sobre o local, a natureza e a realidade da maioria dos brasileiros, e para nós essa é a mágica de viajar.


A Cachoeira Andorinhão é linda e muito boa para mergulho, vale a pena sim o passeio. Opte por contratar um guia ou vá se informando com os moradores durante o percurso.


Túnel da Mantiqueira

Cheio de histórias assustadoras e muito bonito, o Túnel nos despertou muita curiosidade!

Na divisa de PQ com Cruzeiro, o túnel tem 997 metros de extensão e teve o inicio de sua construção em 14 de Junho de 1884 e que na sua inauguração contou com a presença de Dom Pedro II. Em 1932 o túnel passou por outro acontecimento histórico importante, a Revolução Constitucionalista de 1932. Palco de um dos principais conflitos da revolução onde houve grande número de baixas, porém essa posição foi um dos poucos locais que os paulistas não foram derrotados. Atualmente o túnel é mantido pela ABPF, mais precisamente pela Regional Sul de Minas, que faz manutenção no local desde 2004 e hoje é o ponto final do passeio do Trem da Serra da Mantiqueira que sai do centro da cidade de Passa Quatro.


Você tem duas opções para a visita: ir pelo passeio de Trem por 65 reias ou ir pela estrada, descer algumas ruas de terra e seguir a pé alguns metros. Optamos pela segunda opção por ser mais rápida e de graça, além de que nos foi dito que o passeio no Trem é para um público mais velho e que nós não gostaríamos.


Não passa mais nenhum trem pelos trilhos e é possível atravessa-lo a pé, levando lanterna e casaco (lá é bem frio). Muitas histórias sobre fantasmas circulam por ai, mas não vimos nem ouvimos nada, e nem sentimos uma energia pesada, foi bem legal a visita. Você teria coragem de atravessar?



Turismo Sustentável: o que é + 8 dicas para praticar!


Outros passeios:

Se você tiver mais tempo disponível pode realizar as trilhas mais longas, Serra Fina e Pedra da Mina. Para os amantes de cachaça existe o Alambique com degustação. Para as famílias escolha conhecer o passeio de Trem que sai do centro da cidade.


Quer ver mais sobre Passa Quatro? Entre já em nosso Instagram!


Viagem Surpresa? Você tem coragem?


17 visualizações
  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • White Instagram Icon
  • Playlist Largados