O vilão dos oceanos: as bitucas de cigarro!

Hoje em dia está se tornando muito presente a discussão sobre o uso de plástico no dia a dia das pessoas, mas o problema vai além. Você sabia que nas praias e nos oceanos o principal tipo de lixo encontrado são as bitucas de cigarro?


Segundo o último relatório da ONG Ocean Conservancy, nas 32 limpezas realidas em todo o mundo, foram coletadas mais de 60 milhões de bitucas. Somente em 2017, foram tiradas das praias mais de 2,4 milhões de bitucas.


As bitucas levam mais de 10 anos para se decompor e, durante esse tempo, libertam diversas substâncias tóxicas que estavam retidas no filtro, como nicotina, chumbo e arsênico. Além disso, os resíduos de plástico muitas vezes são comidos por peixes, tartarugas e outros animais marinhos, causando grandes contaminações na cadeia alimentar. Chegando até nos seres humanos.


Estima-se que 60% dos fumantes tenham o hábito de descartar nas ruas e praias, de acordo com pesquisa do Mundo SEM Bitucas, movimento que busca conscientizar fumantes e não fumantes sobre os impactos desse material no meio ambiente.


Turismo Sustentável: o que é + 8 dicas para praticar!


Como realizar o descarte das bitucas?

A melhor orientação para o fumante é que ele procure pontos com coletores ou bituqueiras para descarte correto, ou prefira pelas lixeiras comuns. Antes de descartar, é importante apagar a bituca no próprio alumínio da boca da lixeira.


A cidade de Votorantim, no Estado de São Paulo, abriga a primeira usina de coleta e reciclagem de resíduos de cigarro do país, a Poiato Recicla. No processo de reciclagem, as bitucas são trituradas, submetidas à depuração dos componentes tóxicos e transformadas em massa celulósica que é utilizada na produção de papel reciclado.


Hoje em dia é comum encontrar em locais públicos áreas para o descarte e reciclagem, além de existirem muitos projetos voltados a reciclagem e despertar da consciência de descarte dos cigarros. Conheça alguns aqui:


-Mais amor menos bituca

-Mundo sem bitucas

-Não existe bituca em SP

-Green Butts

-Bitueco


Porta bitucas

Foi criada uma empresa chamada Bota Bituca, com o intuito de transformar o hábito de fumantes. É feita de PET reciclado no formato de um tubo de ensaio. Um cinzeiro portátil muito utilizado no Japão, Austrália e outros países, agora encontrado também no Brasil.


Nós te ensinamos a fazer um em casa, reciclando um potinho de chocolate, confira só:


Bitucas biodegradáveis, uma solução?

Já são vendidos filtros biodegradáveis, como por exemplo das marcas OCB e Bem Bolado. Porém mesmo com a composição mais ecológica não se torna de passe livre jogar no chão, você ainda pode causar enchentes, por exemplo. Já é meio caminho andado, mas claramente o certo é não jogar nenhum resíduo nas ruas.


Deixe sua opinião em nosso Instagram!


0 visualização
  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • White Instagram Icon
  • Playlist Largados
LargadosNoMundao_logo_RGB_branco.png