Turismo Sustentável: o que é + 8 dicas para praticar!

Atualizado: Abr 22

Infelizmente, temos consciência das diversas atitudes que afetam o meio ambiente nos tempos atuais. E o cenário não muda quando viajamos, nossas atitudes e escolhas durante nossas viagens podem prejudica muito nosso planeta. Acreditamos que já passou do momento de todos enxergarem que fazemos parte da natureza, não somos donos e muito menos conseguimos controla-lá.


A OMT (Organização Mundial do Turismo) define: “O turismo que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”


Atualmente para uma pessoa ser completamente ecofriendly é quase impossível, mesmo se preocupando, você ainda terá que embarcar em um avião que emite enormes quantidades de gás carbônico, por exemplo.


Existem termos como ecoturismo, turismo de base comunitária e turismo responsável. Apesar de existirem algumas diferenças, possuem como base três pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental.


Mas então, como você pode ser um turista responsável?


1. Apoie a economia local

Essa é fácil! Quando estiver viajando procure comer em restaurantes locais familiares, comer comida típica, usar transporte local, contratar operadores turísticos da região e ao comprar lembranças busque por artesãos locais. Comprar de vendedores locais permite que você apoie a cultura e a economia do país.


2. Pesquise bem sobre seu destino

Green-washing (“lavagem ecológica”) é bastante comum na indústria do turismo como em todas outras indústrias. Países que se vendem como "naturebas" porém prejudicam sim o meio ambiente. Sendo assim se certifique de que os locais e passeios que você realize são realmente ecofriendly.


3. Acomodações

Ao visitar o site do hotel procure os três pilares da sustentabilidade. Por exemplo, eles reciclam? Eles dão retorno à comunidade local? Eles contratam pessoas locais? Se estas informações não estiverem claras no site ou nas redes sociais do hotel, envie um e-mail ou ligue perguntando. Áreas de hotéis grandes geralmente cobrem uma porção privilegiada de praias, diminuindo assim a biodiversidade por conta do fluxo de turistas e ao mesmo tempo criam uma divisão entre turistas e locais. 


4. Respeito máximo a natureza

Largado, essa aqui a gente nem precisa falar, não é mesmo? Respeite a vida! Não jogue lixo no chão, não retire nada da natureza e não frequente Sea Worlds da vida, se for fácil para você interagir com o animal, na maior parte das vezes ele estará sofrendo.


5. Sem desperdício

Procure não gastar uma toalha por dia nos hotéis, por exemplo. Leve garrafas e canudos para não ter que utilizar nada descartável, não desperdice água só porque tem uma banheira bacana no hotel e não deixe os aparelhos eletrônicos ligados ao sair, como o ar condicionado. Em relação a comida, coma o necessário, não saia pedindo qualquer coisa pelo olho, muitas vezes não aguentamos comer tudo.


6. Transporte

Sempre que possível, tente fazer os seus passeios a pé ou de bicicleta, pois desta forma não há emissões de gases de efeito estufa, causadores das mudanças climáticas. Deixe os veículos motorizados para trechos mais longos, dando preferência ao transporte público sempre que possível.


7.Bagagem

Escolha roupas versáteis, que combinem facilmente entre si e sirvam para diversas situações. Isso facilita o deslocamento e pode ajudar a diminuir os gastos com transporte e com energia na lavagem. Prefira voos diretos, para reduzir sua pegada de carbono. Lembre-se: mala pesada consome mais combustível.

8. Projetos sociais

Faça uma viagem voluntária com intuito de ajudar a natureza, comunidade e economia de um local. Tenha certeza de que seu trabalho será realmente necessário e terá efeitos positivos.


Conta pra gente lá no Instagram o que você achou desse tema! @largadosnomundao! E qualquer pergunta manda lá pra gente! Aproveite e de uma olhada em todos os nossos pois, temos dicas e roteiros sempre para vocês!


Agora que tal ver o quão sustentável você é Largado? Descubra aqui!



  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • White Instagram Icon
  • Playlist Largados
LargadosNoMundao_logo_RGB_branco.png