Verdades que ninguém te conta sobre criar conteúdo de viagens: vale a pena?

Muita gente, inclusive nós no início, olhamos e acompanhamos perfis de criadores de conteúdos digitais e blogueiros de viagens, e enxergamos uma vida fácil e perfeita. Enxergamos os números no Instagram e almejamos os destinos exóticos e luxuosos, sem pensar duas vezes em como cada um conquistou e como cada um trabalha para chegar nestes destinos.

Fonte: Unsplash / Annie Spratt

Por isso separamos nesse post algumas verdades que ninguém te conta sobre criar conteúdo de viagens para as redes sociais. Estamos no caminho e nos aprofundando nesse mercado ao longo de dois anos, conciliando com outros trabalhos e até junho de 2020 estávamos também conciliando com nossa faculdade.  


Volta do turismo regional e o medo dos locais: já posso viajar, 2020?


O que você lerá neste post:

  • Verdades sobre criar conteúdo de viagens.

  • Investir todo seu tempo na produção de conteúdo ou conciliar com outras atividades? 

  • Dinheiro investido em equipamento, viagens e cursos.

  • Privacidade X Conteúdo.

  • Como é a criação de conteúdo do Largados no Mundão. 


Verdades sobre criar conteúdo de viagens


A primeira coisa a ser dita é que não é nada fácil. Ver os resultados em grandes Instagrans não te mostram todos os bastidores de planejamento, filmagem, estratégias de marketing, busca por parceiros e fornecedores, venda do seu serviço, edição de imagens e vídeos além do alto investimento inicial em viagens, equipamentos e cursos. 


E não se engane, se você quer crescer nas redes sociais e viver como um nômade digital, pouca importa o número de seguidores, o trabalho e empenho que você deve ter é diário e deve ser verdadeiro e estratégico, com mil ou duzentos mil seguidores. 


A fase mais difícil é o começo, e ele normalmente é longo e decepcionante. É preciso criar um público e fazê-lo confiar em você, alcançar novas pessoas todos os dias, pensar e realizar conteúdos mesmo não viajando todos os dias e muito mais. É compatível a criar um negócio, empreender, mas nesse caso a marca é você. 


Além desses fatores existem desafios pessoais, como quebrar a timidez, organização, paciência (o mais importante) e aprimorar seus conhecimentos em um mercado que pensava dominar. 


Devo investir todo meu tempo na produção de conteúdo ou conciliar com outras atividades?


Depende muito! Depende de seus objetivos, você quer investir seu tempo e dinheiro como se fosse abrir um negócio, quer manter como um hobbie ou apenas como segunda fonte de renda?


Nós, por exemplo, até então conciliávamos com faculdade e estágio, dessa forma não conseguimos viajar muito e nem dedicar o tempo que gostaríamos, isso nos "atrasou" no mercado definitivamente. 


Deixe claro na sua cabeça que não é apenas escrever um post para o Instagram, tem muito trabalho e estratégia envolvida em cada um deles. Além de conhecimentos fotográficos, por exemplo. 


Investimento em equipamentos, cursos e viagens.


É muito comum escutarmos as pessoas dizendo que médicos estudam a vida inteira, para sempre. Mas a verdade é que todas as profissões são assim. 

Fonte: Unsplash / Jakob Owens

Você vai precisar estudar e investir no equipamento certo para seus objetivos, vai ter que viajar (muito) para destinos estratégicos de interesse do seu público (e claro, que você goste também) e continuar fazendo cursos para se atualizar sobre o mercado, sobre  algoritmo das redes sociais e sobre edições de fotos, por exemplo. 


Aprenda a tirar fotos incríveis de paisagem!


Algo bom de se lembrar é que, fazer trilhas, andar pelas cidades ou ir pra praia com uma mochila cheia de equipamentos é bem pesado e às vezes cansativo.   


A dificuldade de entender o que é conteúdo relevante e o que é privado.


Uma coisa que é muito difícil especificamente para nós são os stories. Em nossa opinião mostrar a rotina, comidas e posts aleatórios não agregam e nem ajudam ninguém, porém nesse mercado chega a ser necessário. Então é muito complicado, para nós, entender a linha do que é interessante e relevante, e o que não precisa ser compartilhado. 


Nessa linha entramos também em um ambiente de respeito a nossa vida privada, será mesmo que você quer ou precisa mostrar tudo da sua vida para pessoas que nunca conversou pessoalmente?


Turismo Sustentável: o que é + 8 dicas para praticar!


Essa resposta depende muito do seu nicho e depende também da sua estratégia. Se você criar um layout bacana com storytelling, talvez você não precise nem aparecer, assim como é feito no Além.com.br! Estude seu público. 


Como é a criação de conteúdo do Largados no Mundão?


Normalmente dividimos em três etapas: o pré viagem, durante a viagem e pós viagem.


O pré viagem começa em nossas pesquisas e roteiro antes de embarcar para o destino. Mais ou menos já separamos os lugares que são interessantes mostrar e fotografar, separamos referências de vídeos e edições de fotos


Durante a viagem nos organizamos diariamente, anotamos tudo que vimos e vivemos em um caderno ou bloco de notas do celular para acrescentar nos posts e em nosso roteiro para você. Assim que chegamos de cada passeio dividimos as fotos que serão postadas no dia mais o que será escrito sobre cada lugar. O resto do conteúdo fica guardado no HD para os dias pós viagens. Além disso nesses dias abusamos dos stories mostrando nossas viagens. 


Após a viagem escolhemos fotos e vídeos que ainda não foram para o feed e separamos o que é relevante. Além disso é o momento de editar o vídeo completo da viagem que demanda muitas horas e muito trabalho. Também é após a viagem que criamos os roteiros gratuitos e completos em nosso blog que ficam disponíveis sempre.  


Além disso todos os dias nos atualizamos sobre as novidades do mercado de turismo, sobre promoções e tudo mais para ser postado diariamente nos stories ou mesmo por aqui no blog.

Apesar das adversidades é extremamente gostoso produzir e criar conteúdo com o que amamos. Dá trabalho como qualquer profissão, porém disponibiliza um estilo de vida bem diferente. Nos levando a destinos incríveis, culturas diferentes, liberdade profissional, etc.


Para onde viajar após a pandemia? 10 destinos nacionais!


Você cria conteúdo e sofre das mesmas dificuldades mas continua amando? Não sabia dessas verdade? Conta para a gente no nosso Instagram.

141 visualizações
  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • White Instagram Icon
  • Playlist Largados
LargadosNoMundao_logo_RGB_branco.png